Caso Felipe Rita: Justiça cancela audiência programada para esta segunda, mas família mantém protesto no Fórum de Santa Maria

Prevista para ocorrer na tarde desta segunda-feira (28), a audiência do caso do homicídio do autônomo Felipe de Moraes Rita, que foi morto a facadas por Elson Dias Gonçalves, namorado da ex-companheira, Ariane Sangoi, em abril de 2023, no Bairro São João, foi cancelada. A mulher também é ré no processo. A alegação para isso, no despacho judicial, é que haveria outras pautas concomitantes que impediriam a realização audiência, que estava agendada para iniciar às 16h15min, no Fórum de Santa Maria. As defesas dos réus e também da família da vítima se pronunciaram sobre o cancelamento. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os réus, que respondem em liberdade, seriam ouvidos pela primeira vez, de forma virtual, durante a sessão desta tarde, que faria parte da fase de instrução do procedimento do Tribunal do Júri. Não há uma nova data para a realização da audiência. Mesmo assim, a manifestação feita por familiares e amigos de Rita segue mantida. 


Na época, Gonçalves alegou legítima defesa e afirmou que Rita havia invadido a casa de Ariane e ameaçado os dois. O réu responde por homicídio triplamente qualificado (emprego de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e motivo torpe).


Já Ariane foi acusada pelo Ministério Público (MP), em 2023, por omissão de socorro e favorecimento pessoal. A denúncia não foi aceita pela Justiça na época, e o MP recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), onde o recurso foi aceito. Com isso, Ariane e Gonçalves figuram como réus.


Pronunciamento das defesas

Escritório Cipriani, Seligman de Menezes e Puerari Advogados, que representa a família de Felipe Rita: 

“Recebemos com frustração a informação do cancelamento da audiência, por adequação de pauta. Desde o início do processo, os familiares de Felipe Rita, por seus advogados, vêm empreendendo todos os esforços para que os acusados do ato criminoso que perpetraram sejam, o quanto antes, submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri de Santa Maria. Esperamos a designação de uma data próxima para a continuidade do processo.”


Cristiano Pretto, advogado de defesa de Ariane e Elson:

"O processo está tramitando de modo célere respeitando o devido processo legal e não possui nenhuma particularidade que faça ter mais importância do que as ações penais que envolvem réus presos. Aguardamos a nova data da audiência, pois os réus querem muito esclarecer sobre os fatos ocorridos."


Manifestação ocorre em frente ao Fórum

Familiares e amigos em protesto na tarde desta segunda (28), em frente ao FórumFoto: Arquivo Pessoal


Familiares e amigos desmarcaram compromissos para conseguir comparecer à manifestação, em frente ao Fórum. Com o cancelamento repentino da audiência, o advogado William Moraes, 38 anos, irmão de Felipe Rita, afirma que o sentimento é de frustração:


– Nosso sentimento é um misto de frustração, tristeza e indignação. Porque é uma audiência marcada há tempos, descumprimos compromissos para comparecer e, poucas horas antes, ela é cancelada desta maneira. Sou advogado e entendo as pautas, sabemos delas com antecedência. Recebemos isso como desrespeito não somente à família, mas também ao meu irmão, pois é um caso que se estende há mais de dois anos, Aguardamos pelo encerramento dessa fase. 


Apesar do cancelamento, a opção por manter a manifestação, nas palavras de Moraes, é para cobrar uma resposta do Judiciário:

– Optamos por manter também em respeito a todos que desmarcaram compromissos e se esforçaram para isso. Nossa intenção é demonstrar a gravidade do caso, a sociedade e a família do Felipe esperam uma resposta do Judiciário – criticou o irmão da vítima. 


Relembre o caso

Crime ocorreu em abril de 2023, no Bairro São João, em Santa MariaFoto: Mauricio Barbosa (Arquivo/Diário)


O crime aconteceu pouco depois das 2h de 24 de abril de 2023 na Rua Anaurelina Coden Portela, no Bairro São João, na região oeste de Santa Maria. Na época, foi registrado como o 26º homicídio daquele ano na cidade. 

A ex-companheira da vítima morava na residência onde Felipe Rita foi morto. Eles estariam separados havia pelo menos dois meses, mas o ex-companheiro teria ido até a casa e, quando chegou no local, Ariane estava acompanhada de Elson Gonçalves, seu atual namorado.

Rita e Ariane teriam discutido, quando Gonçalves teria se envolvido na discussão e entrado em luta corporal com Rita no pátio da casa. A vítima foi golpeada com cerca de oito facadas. De acordo com câmeras de monitoramento do local, Ariane assistiu à cena, mas não interferiu para impedir as agressões contra o ex-companheiro.

Em entrevista do Diário na época, Ariane disse que a morte de Rita foi uma “fatalidade”, e que Gonçalves teria agido em legítima defesa. Ela informou que o ex-companheiro havia invadido a sua casa, durante a madrugada, e que teria ameaçado a ela e o namorado de morte. Leia a matéria aqui. 

Em uma entrevista exclusiva ao Bei, também na época, William Moraes, irmão de Rita, disse que o maior desejo da família da vítima é que a verdade seja esclarecida. Leia a matéria neste link. 


Leia mais:




'Explosão' em poste interdita trecho da Rua Acampamento em Santa Maria Anterior

'Explosão' em poste interdita trecho da Rua Acampamento em Santa Maria

Polícia Civil trabalha para identificar vítima que morreu após ser atropelada na BR-287 em Santa Maria Próximo

Polícia Civil trabalha para identificar vítima que morreu após ser atropelada na BR-287 em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI